Translate this website Español Francais English
O Parque no Facebook
Página de abertura
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Light
O PARQUE MUSEU A CÉU ABERTO ARQUEOLOGIA MEIO AMBIENTE O QUE VER E FAZER EDUCATIVO E CULTURAL GALERIA COMO CHEGAR
Histórico da Cidade     O Projeto do Parque     Infraestrutura     Meio ambiente     Circuito de Visitação     Parque em Movimento 2016
Histórico da Cidade
A história de São João Marcos começa como a de tantas outras cidades coloniais interioranas no Brasil: uma fazenda de penetração bandeirante às margens de uma das vias de interiorização da malha viária que começava a se desenhar entre o litoral, São Paulo e Minas Gerais.

A cidade cresce e desempenha importante papel na produção cafeeira e no comércio de escravos, em ambas as frentes tendo papel expressivo a família Breves, proprietária de algumas fazendas (São Joaquim da Grama, por exemplo) que ainda existem na região.

A população de São João Marcos atinge, em seu auge, no final do século XIX, cerca de 18.000 a 20.000 habitantes, e chega a ser dotada de estrutura urbana de razoável expressão: prefeitura, cadeia, hospital, igreja, colégios, teatro, clubes associativos e esportivos.

São João Marcos, a Ponte Bela na Estrada Imperial e a capela da Fazenda da Grama foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac, em 1990.
       
       
 
Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Home | Conhecendo o Parque | Eventos | Programa Educativo | Fotos e Vídeos | Localização | Contato | Translate this website
LOCALIZAÇÃO
Estrada RJ 149, Km 20 (estrada Rio Claro – Mangaratiba)
Rio Claro – RJ
TELEFONE
(21) 2233-3690
CONTATO
contato@saojoaomarcos.com.br
Agendamento de visitações
visitas@saojoaomarcos.com.br
FACEBOOK
ParqueSaoJoaoMarcos
Copyright © 2010 Instituto Cultural Cidade Viva e Instituto Light - Criação: Simetria Arte e Comunicação