Translate this website Español Francais English
CONTATO
instagram tripadvisor Facebook youtube
ABERTURA ANEEL Cidade Viva Light ANEEL Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Light
O PARQUE MUSEU A CÉU ABERTO ARQUEOLOGIA MEIO AMBIENTE O QUE VER E FAZER EDUCATIVO CULTURAL GALERIA COMO CHEGAR
História da cidade Projeto do Parque Infraestrutura Prêmios Idealização e patrocínio Seja um parceiro
O Projeto do Parque
Um presente ao público!

Por uma iniciativa da LIGHT S/A e em parceria com a Secretária de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, formou-se uma equipe multidisciplinar com objetivo de apresentar ao público um modelo de Museu/Parque, ou Museu de Território, dotado de conforto e segurança para os visitantes.

O projeto resultou num espaço onde de forma lúdica e didática os visitantes podem associar as evidenciações arqueológicas com a história do lugar. Tudo isso, em meio a uma área preservada da Mata Atlântica.

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos possui uma área total de 930mil m² incluindo mata e espelho d’água. O circuito de visitação conta com 33 mil m², área por onde o visitante poderá caminhar e desfrutar da exuberante natureza, incluindo um mirante para observação de pássaros e uma agradável caminhada à margem da represa de Ribeirão das Lages. Também é possível visitar o circuito arqueológico, onde as ruínas consolidadas de São João Marcos permitem um vislumbre da vida na antiga cidade.

A trilha de visitação completa apresenta três quilômetros contendo sinalização de posição, ambiental, histórica e arqueológica. Também foi inaugurado em 2012 um mirante para observação de pássaros, com placas sinalizando as aves mais frequentemente encontradas na região. A área de exposição no Centro de Memória é dotada de 100m² e contem uma maquete representativa da antiga São João Marcos em 1940, uma exposição permanente em forma de almanaque, que fala da antiga cidade e sua cultura, um vídeo de apresentação e mais uma série de artefatos e fotografias.

Ideal para passeios em família ou grupos, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos conta com um calendário anual de eventos que celebram a cultura da região, proporcionando opções de lazer e entretenimento gratuitos. Além disso, o visitante pode desfrutar de itens da culinária marcossense (originário de São João Marcos), no quiosque e adquirir lembranças temáticas na lojinha do parque.

O trabalho de toda a equipe (arqueólogos, museólogos, historiadores pesquisadores, produtores culturais, expositores, arquitetos, engenheiros, dentre outros) acontece em sintonia com as necessidades e desejos tanto da população de seu entorno, quanto de visitantes turísticos da região. Por isso, é possível afirmar que o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos oferece um cardápio de atrativos de uma verdadeira experiência multissensorial, algo que o difere de outros espaços normalmente encontrados no país.

Um longo trabalho, muitas pessoas e muito carinho. Esta é a receita usada neste projeto pioneiro de resgate da história de uma importante cidade que desapareceu para dar lugar ao progresso.
 
LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO
Estrada RJ 149, Km 20 (estrada Rio Claro – Mangaratiba)
Rio Claro – RJ
TELEFONE TELEFONE
(21) 2233-3690
CONTATO CONTATO
FUNCIONAMENTO: De quarta a sexta, das 10h às 16h / sábados e domingos, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
DESENVOLVIDO POR: Simetria Arte & Comunicação
GESTÃO
ICCV