Translate this website Español Francais English
CONTATO
instagram tripadvisor Facebook youtube
ABERTURA ANEEL Cidade Viva Light ANEEL Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Light
O PARQUE MUSEU A CÉU ABERTO ARQUEOLOGIA MEIO AMBIENTE O QUE VER E FAZER EDUCATIVO CULTURAL GALERIA COMO CHEGAR
Museologia
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos conforma um museu de território, espaço subordinado a parâmetros específicos de proteção, documentação, estudo e interpretação.

A concepção museológica se desenvolve em torno de três espaços distintos: o Centro de Memória, a Área de Guarda e o Circuito de Visitação do Parque. Nestes, pretende-se oferecer aos visitantes a oportunidade de trazer para o presente as memórias impregnadas nos fragmentos e ruínas encontrados nas escavações arqueológicas, nos documentos, fotografias, objetos e depoimentos.

O Centro de Memória permite a incorporação frequente de novas informações, através da rotatividade de exposições, exibição permanente de documentários audiovisuais contendo depoimentos recentemente coletados com a história de vida e as lembranças de antigos moradores da cidade.

Todo o ambiente expositivo é sonorizado, com trechos de antigas cantigas de roda, cânticos religiosos e marchinhas de carnaval, trazendo de volta as vozes do passado e o clima festeiro dos marcossenses. Além dos recursos audiovisuais e sonoros estão expostos painéis suspensos, dois tipos de vitrines verticais e embutidas e, ainda, a maquete de São João Marcos que reconstitui, em escala, a configuração da cidade na década de 1930-40. O espaço também conta com dois totens digitais que oferecem acervo fotográfico de fotos e documentos da cidade de São João Marcos.
       
       
 
LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO
Estrada RJ 149, Km 20 (estrada Rio Claro – Mangaratiba)
Rio Claro – RJ
TELEFONE TELEFONE
(21) 2233-3690
CONTATO CONTATO
FUNCIONAMENTO: De quarta a sexta, das 10h às 16h / sábados e domingos, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
DESENVOLVIDO POR: Simetria Arte & Comunicação
GESTÃO
ICCV