Translate this website Español Francais English
CONTATO
instagram tripadvisor Facebook youtube
ABERTURA ANEEL Cidade Viva Light ANEEL Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Light
O PARQUE MUSEU A CÉU ABERTO ARQUEOLOGIA MEIO AMBIENTE O QUE VER E FAZER EDUCATIVO CULTURAL GALERIA COMO CHEGAR
História da cidade Projeto do Parque Infraestrutura Prêmios Idealização e patrocínio Seja um parceiro
Meio ambiente
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos faz jus ao “ambiental” em seu nome. São 930 mil metros quadrados (93 hectares), mais de dois terços dos quais em mata ou pasto, estando localizado às margens da Represa de Ribeirão das Lajes, um dos mais importantes patrimônios ambientais do Estado.

A área de proteção da Represa de Ribeirão das Lajes, no qual o Parque se insere, tem aproximadamente 25.000 ha, dos quais 5.000 de espelhos d´água. Os 93 ha do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos representam menos do que 4% dessa área.

A importância da proteção da Represa de Ribeirão das Lajes está não só no seu tamanho e valor ambiental intrínseco como no fato de permitir a ligação entre o Parque da Bocaina, ao Sul, e o Parque do Tinguá, ao Norte, formando um corredor florestal praticamente contínuo de Mata Atlântica, entre o Norte e o Sul do Estado.

O projeto paisagístico do Parque partiu da análise e do diagnóstico da situação física, biótica e antrópica do local, possibilitando o estabelecimento de diversos compartimentos e seus respectivos modelos de paisagem, compondo no todo o continuum paisagístico do Parque.

O conjunto de morros que formam o território do Parque será objeto de um modelo de preservação, com a finalidade de enriquecer, complementar ou recuperar as formações florestais existentes, incorporando-as à trama paisagística final. Será feita a manutenção integral dos fragmentos de mata, os plantios entre fragmentos para formação de corredores ecológicos e a devolução de espécies endêmicas, em vias de extinção, às matas secundárias.
       
       
 
LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO
Estrada RJ 149, Km 20 (estrada Rio Claro – Mangaratiba)
Rio Claro – RJ
TELEFONE TELEFONE
(21) 2233-3690
CONTATO CONTATO
FUNCIONAMENTO: De quarta a sexta, das 10h às 16h / sábados e domingos, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
DESENVOLVIDO POR: Simetria Arte & Comunicação
GESTÃO
ICCV