Translate this website Español Francais English
O Parque no Facebook
Página de abertura
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Light
O PARQUE MUSEU A CÉU ABERTO ARQUEOLOGIA MEIO AMBIENTE O QUE VER E FAZER EDUCATIVO E CULTURAL GALERIA COMO CHEGAR
Calendário Geral de Eventos     Eventos Culturais     Eventos Ambientais     Ações Sociais
Eventos Culturais
*Todas as datas estão sujeitas a variações de acordo com a previsão climática.

O que aconteceu em 2014
22 de março 2014 (sábado) - 11h
Encontro de Folias de Reis
A folia Três Reis do Oriente, nascida em São João Marcos, recebe outros grupos da região, para apresentação voltada para visitantes turísticos e alunos da rede pública de ensino da região. No mesmo evento são realizadas oficinas de folias de reis, com palestras e atividades em torno do universo destas manifestações.
12 de abril 2014 (sábado) - 14h
Festa Gastronômica Marcossense
Uma tarde de degustação com itens selecionados de livros de receitas e memória de ex-moradores de São João Marcos. Cozinheiros da região se ocuparão do preparo do cardápio do dia e os presentes elegerão o chefe do dia. Cozinheiros da região serão convidados para que conheçam um pouco da culinária de época de São João Marcos.
17 de maio 2014 (sábado) - 14h
São João Marcos Arte e Fashion
Nas dependências do Centro de Visitação do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos serão expostos trabalhos diversos de artesãos da região em torno do tema São João Marcos. Ao final haverá desfile com trabalhos das Rendeiras de Lídice.
14 de junho 2014 (sábado) - 19h
Forró do Padroeiro
O tradicional forró de São João Marcos animará a festa junina do parque. Com atração ainda por se confirmar, o evento também contará com o já tradicional caldo verde do mestre Ney. O evento contará com grupos da terceira idade de Rio Claro, Volta Redona e Piraí.
16 de agosto 2014 (sábado)
Festcinefoto São João Marcos
Relembrar. Inspirar. Participar.
São João Marcos aos poucos deixa de ser apenas memória e reconquista seu lugar no cotidiano de seus milhares de visitantes anuais.
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos inspira a interação do público com seu espaço, aliando a modernidade das mídias ao diálogo que perpetua sua mensagem.
Os vídeos exibidos na exposição trazem ex-moradores e historiadores para comentar e contribuir com seu conhecimento, a fim de oferecer ao visitante uma experiência ainda mais completa ao percorrer nosso espaço.
Já as fotografias demonstram o quanto São João Marcos continua inspirando e produzindo cultura e beleza.
Foram tiradas por fotógrafos que voluntariamente as doaram para a exposição, para demonstrar de que forma o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos os impactou.
A exposição Fest Cinefoto celebra e te convida para fazer parte desta interação.
Observe, inspire-se e leve consigo uma parte de nossa história!
20 de setembro 2014 (sábado), às 17h30
Baile Dragões da Independência
O Baile Dragões da Independência comemora a passagem de D. Pedro I, que, no seu caminho para "O Grito do Ipiranga" pernoitou em São João Marcos. De lá, o grupo que o acompanhava, conhecido como "Os Dragões da Independência", foi acrescido de três marcossenses.
Será um baile de máscaras, com a apresentação especial de uma dança folclórica chamada Dança dos Velhos. Durante o baile será servido um caldo verde e ao final haverá um concurso para premiar as três máscaras (feminina, masculina e infantil) mais criativas.
12 de outubro 2014 (domingo), às 10h
Pequenos Arqueólogos
(comemoração do Dia das Crianças)

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos prepara uma comemoração especial para o dia dos baixinhos.
Crianças entre 4 e 7 anos participarão de uma aventura arqueológica, onde terão a oportunidade de andar de charrete, aprender um pouco sobre arqueologia e “escavar” brindes na caixa de areia de nossa obra escola.
Para os maiores, entre 08 e 12 anos o foco será na preservação do meio ambiente e eles participarão de uma gincana de caça ao tesouro, onde as pistas ensinarão de maneira divertida questões de sustentabilidade, preservação e integração da natureza às práticas e tradições locais.
A inscrição das crianças é gratuita e deve ser feita com antecedência. Pais e professores que desejem levar crianças ao evento devem enviar email para CONTATO@SAOJOAOMARCOS.COM.BR até o dia 30 de setembro.
No e-mail deve constar:
· Nome, email e telefone do responsável (ou professor)
· Nome da escola (no caso de serem alunos)
· Quantidade de crianças
· Idade das crianças
· Nome das crianças
O número de vagas é limitado. A chegada até o Parque fica a cargo do responsável pela inscrição.
O evento terá início às 10h da manhã.
18 de outubro 2014 (sábado)
Festa Literária de São João Marcos
No mês que se comemora o dia do Livro, o Centro de Visitação abrirá seu espaço para atividades literárias diversas em torno da história de São João Marcos, seus filhos mais ilustres, Pereira Passos, Fagundes Varela e Ataulfo de Paiva, além de temas correlatos à existência do projeto, Meio Ambiente, Arqueologia, Museologia. Alunos da rede pública da região participarão de gincanas e terão palestras com convidados.
29 de novembro 2014 (sábado)
Abertura da exposição "AFROMARCOSSENSES: História e Legado"
O último evento cultural do ano acontecerá no mês que tradicionalmente comemorará as tradições afro brasileiras e seus mais importantes personagens. A exposição abordará um tema pouco estudado: o papel desempenhado pelos descendentes africanos na antiga São João Marcos. Banners contando um pouco desta história serão complementados com depoimentos inéditos de antigos moradores e historiadores.
A exposição fica aberta ao público até dia 4 de janeiro de 2015.
 
Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Home | Conhecendo o Parque | Eventos | Programa Educativo | Fotos e Vídeos | Localização | Contato | Translate this website
LOCALIZAÇÃO
Estrada RJ 149, Km 20 (estrada Rio Claro – Mangaratiba)
Rio Claro – RJ
TELEFONE
(21) 2233-3690
CONTATO
contato@saojoaomarcos.com.br
Agendamento de visitações
visitas@saojoaomarcos.com.br
FACEBOOK
ParqueSaoJoaoMarcos
Copyright © 2010 Instituto Cultural Cidade Viva e Instituto Light - Criação: Simetria Arte e Comunicação