Translate this website Español Francais English
O Parque no Facebook
Página de abertura
Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Light
O PARQUE MUSEU A CÉU ABERTO ARQUEOLOGIA MEIO AMBIENTE O QUE VER E FAZER EDUCATIVO E CULTURAL GALERIA COMO CHEGAR
Calendário Geral de Eventos     Eventos Culturais     Eventos Ambientais     Ações Sociais
Eventos Ambientais
Cercado pela exuberante Mata Atlântica, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos está comprometido com a celebração e preservação de sua biodiversidade.
 
Programa de Voluntariado do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Com a intenção de envolver visitantes e população local com a biodiversidade e preservação do meio ambiente, o programa conta com 2 linhas:

LINHAS DO PROGRAMA
1. População geral
Mutirões mensais de limpeza e conservação, a serem realizados sempre no fim das tardes de sábado.
  O Parque oferecerá: Lanche e certificado de Participação.
2. Grupos de interesse ambiental
Estudantes de biologia: cadastro inicial de espécies de plantas e insetos do Parque. Realizados uma vez por mês, num dia de semana, conforme disponibilidade, 1 membro do INEPAC ou Sec. de Meio Ambiente de Rio Claro.
  O Parque oferecerá: Lanche e declaração de Participação com carga horária para a universidade.
  Fotógrafos e estudantes de fotografia: Mutirões fotográficos para registrar as fases do Parque através dos meses e estações. Tópicos de interesse serão: pássaros, plantas, árvores e paisagem ao redor.
  O Parque oferecerá: Lanche,certificado de Participação e possibilidade de publicação de um livro de fotografia com créditos aos fotógrafos para o próximo ano.
  Estudantes de astronomia: Demonstração e explicação das constelações em acampamentos noturnos no Parque abertos ao público (máximo de 20 pessoas por voluntário).
  O Parque oferecerá: Lanche e declaração de Participação com carga horária para a universidade.

Os interessados devem enviar e-mail para:
contato@saojoaomarcos.com.br
Assunto: "Inscrição para Voluntariado"
Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos promove o 1° Mutirão Voluntário de Fotografia
Verdadeiro santuário ecológico, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, em Rio Claro, no Vale do Paraíba Fluminense, vai promover um mutirão de fotografia no dia 2 de agosto.

As inscrições são gratuitas e abertas a fotógrafos amadores e profissionais. As imagens feitas neste dia e entregues até o dia 7 de agosto serão impressas e expostas no Fest Cine Foto, que será inaugurado dia 16 de agosto, no Parque, e ficará em cartaz até o dia 20 de outubro.

Um ônibus com capacidade para 45 passageiros sairá às 9h do Rio de Janeiro e retornará às 20h e a programação inclui almoço para todos os participantes. Os interessados devem se inscrever até o dia 25 de julho pelo e-mail: CONTATO@SAOJOAOMARCOS.COM.BR ou pelo telefone (21) 2233 3690.

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos está situado às margens da antiga Estrada Imperial que ligava Mangaratiba a Minas Gerais, e trás à luz a antiga cidade de São João Marcos – primeira cidade histórica brasileira a ser tombada (1939), posteriormente destombada (1940), por decreto, pelo governo Getulio Vargas, e demolida para o aumento da capacidade do complexo hidrelétrico de Ribeirão das Lajes, que supria a demanda de energia da cidade do Rio de Janeiro, em constante expansão.

Localização: Estrada RJ 149 (Rio Claro – Mangaratiba), Km 20 Rio Claro – RJ.
 
Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
Home | Conhecendo o Parque | Eventos | Programa Educativo | Fotos e Vídeos | Localização | Contato | Translate this website
LOCALIZAÇÃO
Estrada RJ 149, Km 20 (estrada Rio Claro – Mangaratiba)
Rio Claro – RJ
TELEFONE
(21) 2233-3690
CONTATO
contato@saojoaomarcos.com.br
Agendamento de visitações
visitas@saojoaomarcos.com.br
FACEBOOK
ParqueSaoJoaoMarcos
Copyright © 2010 Instituto Cultural Cidade Viva e Instituto Light - Criação: Simetria Arte e Comunicação